“O celular vai ser a ferramenta primária de conexão à internet”

14 jan

O projeto PEW internet & american life tem como objetivo avaliar o impacto da internet nas famílias, crianças, comunidades, ambiente de trabalho, escolas, cuidados com a saúde e vida política e civil. Vi no blog do Silvio Meira que o projeto consultou quase 1,2 mil pessoas que trabalham na construção da internet desde o começo da década de 90 [chamados “experts” no relatórios] e a galera que está, hoje, trabalhando na engenharia da internet, ou seja, fazendo a coisa funcionar.

81% concorda que o celular vai ser a ferramenta primária de conexão à internet, para a maioria das pessoas, em 2020, e será, ainda mais, a única forma de acesso à internet para muitos. Algumas conclusões do relatório:

– “A transparência das pessoas e das organizações vai aumentar, mas isso não trará necessariamente mais integridade pessoal, tolerância social ou melhorará a convivência”. O que isso quer dizer na prática eu não sei. Acho que esperamos que a tecnologia nos faça pessoas melhores, talvez porque ela facilita nossa vida, cria novas possibilidades de criação, gera bem-estar, pode ajudar a distribuir renda … ou não.

– “Também por volta de 2020, na  internet, vai prevalecer o uso de interfaces de reconhecimento de voz e toque”. Espero que, um dia, a gente nem precise mais escrever. Será que eu vou estar viva quando esse dia chegar?

– “Quem trabalha na área de legislação sobre propriedade intelectual e proteção de direitos autorais permanecerá em uma contínua corrida com os “crackers” que encontrarão caminhos para copiar e compartilhar conteúdo sem pagamento”. Compartilhar é bem o espírito da internet. Mas é uma coisa complicada esta de direitos autorais e tal. Eu sempre achei que idéias não “pertencem” a ninguém, mas acho que com o tempo fiquei menos radical e hoje gostaria de compreender melhor as pessoas que lutam tanto para defender seus “direitos autorais”. Mas continuo muito a favor de compartilhamento de músicas, vídeos, documentos, programas. É compartilhando as idéias que chegamos  criar coisas mais completas, melhores, enfim. Chegamos até o atual estágio de desenvolvimento tecnológico, científico e cultural compartilhando idéias.

Talvez minha  visão seja um pouco idealista demais e como boa libriana, eu gostaria de ter uma visão mais equilibrada sobre este aspecto, que deve continuar sendo destaque nos anos que virão.

– “A divisão entre tempo livre e período de trabalho e entre realidade física e virtual continuarão a ser apagadas para todos que estão conectados e os resultados vão se mesclar em termos de relações sociais”. Isso eu adoro. Home-office, teleconferências, ensino a distância  e por aí vai.

Anúncios

Uma resposta to ““O celular vai ser a ferramenta primária de conexão à internet””

  1. friedrichnietzschegedanke julho 11, 2009 às 3:27 pm #

    muito bom mesmo, sublime, principalmento pelo seu modo de pensar e como o foi colocado, parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: