Onde encontrar Scripts de cinema

12 fev

cinemaEstou agora fascinada por scripts(roteiros) de cinema e tenho lido os scritps dos meus filmes favoritos todas as noites, até a meia noite – sim, isso é tarde para mim.

Quando me deu um estalo para começar a ler scripts, fui atrás do de Cinema Paradiso. Alem de amar as musicas, queria saber como o autor se expressou para criar aquela cena final, com a coletânea de … se você não viu o filme, vou salvar esse momento para você. Assista e preste atenção no final, eu garanto que vale a pena.

Enfim, adorei e corri para meu próximo filme predileto – French kiss, com Meg Ryan e Kevin Kline, cujo título em português foi desastradamente traduzido como “Surpresas do Coração”.

No site www.script-o-rama.com achei o roteiro, mas só as falas, sem a descrição das cenas, o argumento, o nome dos personagens… Algumas pessoas assistiram ao filme e passaram para o papel as diversas falas dos personagens, sem dizer quem é quem, sem descrever as ações, enfim, só tem diálogos.  O trabalho – árduo – dessas pessoas valeu muito a pena, mas se alguém encontrar o roteiro completo desse filme, avisa!

Já li também o roteiro de “10 Things I hate About You” . Filme baseado na peça “Megera Domada”, de Shakespeare, e apesar de eu não gostar do texto original do grande gênio,  adoro o tema.

Se você quiser baixar um monte de scripts, basta ir nos sites do IMSDB ou no do Simple Scripts. Lá eles estão completos, com a descrição das cenas, nomes dos personagens etc.

Estão também na minha pasta:

Alguém tem que ceder

O casamento do meu melhor amigo

Melhor é impossível

Mensagem para você

Os Outros

2 Respostas to “Onde encontrar Scripts de cinema”

  1. Rodrigo de Araujo fevereiro 12, 2009 às 9:07 pm #

    Meus parabéns pela boa vontade em difundir as coisas que considera
    “legais, fofas, interessantes, úteis, e compartilháveis…” Risos. Eu conhecia o IMSDB.

    Você também se dedica à prática de escrita de roteiros? é difícil encontrar uma cinéfila com este tipo de hobby.

    Destes, escolhi o roteiro de melhor é impossível para ler. Dentre os que postou, é o meu filme predileto.

    Um abraço!

    • meeeu fevereiro 13, 2009 às 3:03 pm #

      Oi, Rodrigo,

      Engraçado você perguntar, porque estou no momento escrevendo roteiros sim. E um principal. Estou lendo com muito prazer os scripts, é uma forma de texto muito legal, e que eu não conhecia. Mas não entendo nada disso, nem de cinema. Estou indo pela intuição mesmo. Mas pretendo pesquisar mais, quero entender melhor isso de argumento, como se faz um filme etc.

      Um abraço!

Deixe um comentário

