Os plot points de Esfera

12 maio

Movie_21_days-300 No Curso “O Roteiro de Cinema – Uma Introdução“, o roteirista Hugo Moss, fala sobre o livro “How to Write a Movie in 21 Days”, de Viki King, no qual ela descreve os pontos de virada, ou plot points.

Não sei se você percebeu, mas todo filme é mais ou menos assim: o personagem principal começa bem,depois de vinte minutos algo importante acontece, geralmente, ruim, depois melhora um pouco, e perto do final do filme a coisa complica novamente, e o personagem principal está perdido, cansado, morrendo de fome, desempregado, traído, ou coisa parecida, e então tem o fechamento, que pode ser um final feliz ou não.

Pois bem. Hugo Moss destaca: “No seu livro, a autora fala que filmes do mundo todo têm a mesma forma básica. Que filmes têm dois grandes momentos onde a história vira, ou algo importante ocorre, chamado pontos de virada em português, plot points em inglês. O primeiro ponto vem após uns 25 minutos de filme, o segundo após 85 minutos”.

Fui assistir a um filme – Esfera – para testar, assim como o Hugo Moss fez. E, surpresa! aos 20 min. de filme a música estava num crescendo, e aos 30 tínhamos um cadáver – o primeiro do filme – em cena.

Hugo explica que depois de 30 min. de filme, o público já está querendo que o filme “pegue fogo”, porque senão perde o interesse. A pipoca terminou, talvez até dê vontade de ir no banheiro, e a história tem que estar boa mesmo.

Continuei a assistir Esfera para chegar aos 85 minutos, e por volta daí, o personagem principal, interpretado por Dustin Hoffman, está f….. (lascado), a base militar estava semi-destruída, não tinha gas, o oxigênio ia acabar, a maioria da equipe estava morta, enfim. O fundo do poço.

Mas Esfera eu adoro porque é um filme cheio de surpresas, então a partir do primeiro plot point, o filme segura o ritmo até o final. Ele não segue “receita de bolo”, mas utiliza esse formato bem sucedido para criar um longa metragem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: