O Personagem

29 jul

“Se você quer criar um bom personagem, precisa aprender a compreender a ‘natureza humana'”. Claudio Dedola

Quais os grandes personagens de que me lembro? Nos filmes, os que aparecem nos de Tim Burton, que eu adoro, como o Willy Wonka (criado pelo escritor Roald Dahl) da “Fantástica Fábrica de Chocolate”, ou o Edward de “Edward Mãos de Tesoura”. O canibal magistralmente interpretado por Anthony Hopkins em “O Silêncio dos Inocentes”, o heróico Indiana Jones; os imortais personagens de contos de fada, como “A Bela e a Fera”, ou Branca de Neve, e já que estamos lembrando de desenhos animados, “Shrek” é um grande personagem para mim, assim como “Wall-e”.

Quando falamos de personagens, lembramos que numa história há sempre um personagem principal, o Main Character (MC) e os personagens secundários, que variam em ordem de importância. Há o MC masculino, que é o personagem principal masculino, e o MC feminino, que é o personagem principal feminino. Há o vilão, o(a) melhor amigo(a) da personagem principal, e por aí vai.

Continua após o jump…

Lembro também dos grandes personagens da literatura, como a Capitu, de Machado de Assis, o Heatchcliff, do Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë), o Quasímodo do “Corcunda de Notre Dame”, de Victor Hugo, e muitos outros. Há a Poliana de Eleanor H. Porter, que acho um personagem genial, motivador, cativante, positivo.

Há os deuses e figuras mitológicas, como Hércules, Zeus, Medusa, Ícaro, Afrodite, e tantos outros que nos servirão de inspiração sempre.

E acontece também de eu achar que em alguns casos, a própria história, o próprio enredo, é o personagem principal. É ao redor dela que os personagens se movem, completamente impotentes diante da fatalidade que a história determina, do que ela define como ‘destino’ para cada um. Como exemplo, cito o “Caso dos Dez Negrinhos“, de Agatha Cristie, e o “Nome da Rosa“, de Umberto Eco. Não por acaso, dois livros policiais.

E você? Quais seus personagens favoritos/imesquecíveis/controversos/’que-eu-gostaria-de-esquecer-mas-não-consigo?'”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: