Sobre personagens e métodos

2 ago

 

Então, já nos divertimos bastante, agora chegou a hora de conhecermos um pouco mais do método de construção dos personagens.

Linhas gerais:

– escreva uma biografia do seu personagem

– defina os objetivos do personagem

– defina as dificuldades que ele precisará superar

Há pessoas que te transmitem boas coisas, que possuem uma aura positva, radiosa, e te passam um pouco dessa felicidade também. Da mesma forma, existem personagens que te fazem sentir assim. Isso nos lembra de outra característica importante do personagem: o grau de ‘empatia’ que ele consegue despertar no público.

Personagens empáticos levam a audiência a se sentirem dispostas a apoiá-lo, a ‘ficar do lado dele’, e esperar durante todo o filme que ele tenha um bom final.

Por exemplo, em Miss Simpatia, torcemos para que Sandra Bullock conseguisse desenvolver a própria feminilidade no final (sem contar que torcemos pelo seu namoro com o colega bonitão, interpretado por Benjamin Bratt).

Dito de outra forma, no final do filme, é preciso que digamos ‘Ai, que lindo!’ ou ‘Ah, que bom!’ ou ‘Ainda bem!’, e por aí vai. Senão, é sinal que os personagens eram insípidos – ou que o filme terá uma continuação.

Então um bom exercício deve ser lembrar os personagens mais empáticos que você já viu num filme e pensar o que é que te agrada nele. ‘Por que gosto desse cara?’ ou ‘Por que gostaria de ser como ela?’ Isso pode te inspirar quando você mesmo for criar seus próprios personagens.

PS: Os filmes “Miss Congeniality” (Miss Simpatia), “10 Coisas que eu odeio em você”, “A Proposta”, a novela brasileira “O Cravo e a Rosa” e todos esses filmes de mulheres ‘duronas’ que desenvolvem ou recuperam a própria feminilidade através de um processo que geralmente inclui comédia e romance se inspiram num arquétipo, ou ‘modelo’,  imortalizado na obra “A Megera Domada”, de Shakespeare.   

Imagem: Color Study 306 by DaintyTimes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: