Comunicação e Novas Mídias

14 mar

Estou estudando para um concurso na área de jornalismo, então vou aproveitar para divulgar aqui algumas considerações sobre Comunicação que achar relevantes, colhidas durante meu tempo de estudo.

Também começarei a estudar “Linguagens na Comunicação” na faculdade, então acho que vou terminar publicando muitos posts sobre o assunto nos próximos meses.

Bom, hoje eu estudei particularmente o jornalismo online, e coletei estes trechos:

“o jornalismo online é diferente da mídia tradicional na medida em que torna perene a notícia e constitui uma valiosa ferramenta para pesquisa”.

p. 52, livro “Jornalismo na internet: planejamento e produção da informação on-line”, J. B. Pinho

“É ferramenta para pesquisa. Se o grande The New York Times constatou que o conteúdo mais acessado é sempre o banco de notícias – em bom português, a ‘notícia de ontem’ – é hora de nos preocuparmos com o que já foi destaque na primeira página e hoje está acumulando poeira nos poroes dos nossos sites. Hoje, o nyt.com cobra pelo acesso às profundezas, e nelas também mora, agora, um reluzente pote de ouro…” Rodrigues, citado no livro acima, p. 52

O jornalismo como fonte de pesquisa.

Ele sempre foi, mas era trabalhoso e “sujo” pesquisar (e guardar) edições antigas de jornal. Hoje, torna-se muito mais fácil. Será que isso vai influenciar a forma de redigir as notícias, tornando o jornalismo um pouco “enciclopédico”?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: