Internet e formação de opinião

14 mar

“a internet apresenta um público jovem e qualificado, com alto nível de escolaridade, elevado poder aquisitivo e um perfil ocupacional em que predominam as posições de empresário, executivo e autônomo. Por essas características, a audiência da Internet deve merecer a atenção também como importante formadora de opinião”.

“Jornalismo na internet”, J.B. Pinho, p.53

A internet é um grande banco de dados ideal para quem busca por conhecimento, daí o público ser em sua grande parte composto por pessoas com alto nível de escolaridade. Outros veículos de comunicação, como jornais e revistas, por exemplo, também têm um leitores deste tipo, a não ser que sejam jornais e revistas voltados ao público de nível de escolaridade mais baixa (aqui em Pernambuco existem dois jornais voltados ao chamado “público de baixa renda”, e uma coisa que os caracteriza é a exploração sensacionalista dos casos policiais e de violência).

Acredito que, no Brasil, o único veículo que é regular e amplamente “acessado” pelas massas é a televisão, e é ela que precisa ser o canal pelo qual são transmitidos conhecimento, arte e cultura para a nossa sociedade. Infelizmente, não é isso que acontece, e o nível da programação da TV aberta, com algumas exceções, ainda é muito baixo. A importância da audiência é maior que a preocupação social de gerar valor através de uma programação rica e educativa, não no sentido de “catequisar” a população, mas sim de oferecer programas de qualidade, variados, aprofundados.

Mas acho que o verdadeiro caminho é aquele bem batido: a educaçao. Enquanto o povo não tiver escolas de qualidade, não terá um bom nível de escolaridade, e a televisão continuará tendo uma programação de baixa qualidade, e a internet continuará sendo privilégio de poucos “formadores de opinião”.

Imagem: Bull3t

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: