Bakhtin

15 set

“…aquele que pratica um ato de compreensão

(também no caso do pesquisador)

passa a ser participante do diálogo”.

Bakhtin (1992)

Bakhtin é um excelente autor, que eu não lembro de ter estudado, mas provavelmente eu o li durante a graduação, só que não lembro. Minha graduação foi feita mais voltada para o mercado, eu queria muito mais aprender para ir trabalhar do que para realmente me aprofundar em todos os temas e autores, e conceitos, enfim, durante a graduação eu pensava pouco em seguir carreira acadêmica. Até tentei uma vez me candidatar a uma bolsa de iniciação científica, mas não passei na entrevista porque (acho) o professor teve a impressão de que eu lia pouco (realmente, eu lia pouco livros relacionados ao jornalismo. Estava ocupada lendo os livros de psicologia e filosofia do CFCH).

Enfim, aqui estou eu tentando o mestrado e a preparação para ele já é um curso em si.

Daí que ler Bakhtin de novo está com gosto de estar lendo pela primeira vez, ainda que o “discurso” dele me soe muito familiar. Mas deve soar familiar para qualquer pessoa que goste de linguagem. Simplesmente porque … ele está certo! Acho que ele acerta em muitas coisas, e em outras, seja pretensão minha ou não, acho que poderia melhorar. 🙂

“Toda compreensão de um texto, tenha ele a dimensão que tiver, implica, segundo Bakhtin, uma responsividade e, por conseguinte, um juízo de valor. O ouvinte ou o leitor, ao receber e compreender a significação linguística de um texto, adota, ao mesmo tempo, em relação a ele, uma atitude responsiva ativa: concorda ou discorda, total ou parcialmente; completa; adapta; etc. Toda compreensão é carregada de resposta. Isso quer dizer que a compreensão passiva da significação é apenas parte do processo global de compreensão. O todo é a compreensão responsiva ativa, que se expressa num ato real de resposta”.

A gente “responde” quando compreende, daí que todo ato de compreensão é um diálogo, tem uma natureza dialógica.

p.6 José Luiz Fiorin, “Introdução ao Pensamento de Bakhtin”.

Deixe um comentário

