Muita leitura pode levar à loucura?

15 set

Existe e sempre existiu uma noção do tipo “senso comum” de que quem estuda muito corre o (sério) risco de enlouquecer. É o mito de que excesso de leitura (e de estudo) enlouquece, do “cientista louco”, do “poeta triste”, do “filósofo anti-social” etc. Na minha cidade (Recife), no campus da Universidade Federal, existe um prédio alto, que infelizmente se tornou famoso por ser um lugar escolhido por muitas pessoas para se suicidar, algumas delas alunos do curso de filosofia, que fica no prédio. Também é lá que se estudam outras ciências humanas, como antropologia, sociologia, história. Talvez seja só porque o prédio é alto – mas existem outros prédios altos no campus, e niguém se joga deles.

De toda forma, meio que se cristalizou no imaginário popular que quem estuda muito pode ir parar no hospício. Noção que foi muito bem sintetizada por Cervantes com seu personagem Dom Quixote:

“Resumindo, ele se enterrou tanto em seus livros que passou as noites lendo desde o crepúsculo até a alvorada e os dias desde o amanhecer até o escurecer; e então de pouco dormir e muito ler seu cérebro secou e ele perdeu o juízo. Ele preencheu sua mente com tudo o que lera os livros, com encantamentos, disputas, batalhas, desafios, ferimentos, galanteios, amores, tormentos e outros disparates impossíveis; e impregnou tão profundamente sua imaginação com a crença de que todas as coisas imaginárias que lera eram reais, que … [ele] decidiu … tornar-se um cavaleiro errante e viajar pelo mundo de cavalo e armadura em busca de aventuras”.

Don Quixote de la Mancha

Ultimamente tenho estudado e lido tantos conceitos e “abstrações” que às vezes fico zonza e tenho medo de ficar doida também 🙂 Mas na verdade, a preocupação de que os livros possam “perturbar ” a mente, ao invés de alimentá-la, na minha opinião, tem sim muito de verdade. Isso ainda dá muita discussão interessante, que fica para outros posts.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: